Um Pouco Sobre Alisamento...
Oi meninas, tudo bom com vocês?? Já imaginou acordar e não ter que passar horas (10 minutos) arrumando o cabelo? Pois é. Hoje em dia existem diversos tratamentos e processos químicos que permitem que nós, mulheres, tenhamos os fios comportadinhos, facilitando nossas vidas. Mas, como tudo na vida, os famosos alisamentos vêm com os prós e contras.
Alguns processos ‘selam’ o fio de maneira que este não consegue absorver a hidratação e resseca".
Sendo assim, vamos te explicar como continuar com a cabeleira linda, mesmo com produtos que alisam, e hidratada!
"Um dos produtos mais antigos utilizados em alisamento de cabelos é o hidróxido de sódio, o qual temos plena convicção de que ainda é um dos melhores produtos para alisamento. Claro, se este for aplicado da maneira correta, respeitando a individualidade de cada cabelo, espessura, tipo de ondulação etc.", explica a proprietária.
É interessante notar que Freia cita um produto antigo, porém que funciona. O motivo disso seria que novos produtos no mercado não levam em consideração a diversidade dos cabelos.
O que ela recomenda é: "Informe-se sobre o produto a ser aplicado, se quem aplica é profissional. Caso for utilizar mais de uma química no cabelo, tintura e alisamento, por exemplo, redobre o cuidado com hidratações frequentes".
Atualmente, as bases químicas comprovadamente alisantes são: hidróxidos (sódio, litium, cálcio) o tioglicolato de amônia e o formol, além do glutaraldeído, que está proibido pela ANVISA. Alguns fabricantes lançaram produtos à base de carbocisteina e com algumas proteínas, como serina e cisteina, por exemplo, que também, segundo os fabricantes, além de alisar reporia a massa do cabelo.
Essa reposição é muito importante, conforme explica Freia: "Um exemplo bem clássico, e que se vê muito hoje em dia, é um cabelo com reflexos e progressiva que afina nas pontas. A aparência é de afunilamento e realmente há uma perda e/ou quebra do cabelo por excesso de química e ressecamento". Daí a importância das proteínas e uma mega hidratação!
Uma informação legal para as "virgens" das químicas é que nas primeiras aplicações de processos de alisamento é bem provável que o cabelo não vá danificar. Mas é importante avaliar os fios depois da terceira aplicação porque, como Freia diz, é aí que as quebras acontecem, formando "emendas", que ficam mais frágeis a cada reaplicação.
Além disso as hidratações e os cuidados não cessam.
E, antes de fazer qualquer procedimento, procure os conceitos básicos dos produtos químicos utilizados no mercado (amônia, formol, hidróxidos, etc.) para saber o que pode ser utilizado em conjunto e não se esqueça da constante manutenção. Seguindo as dicas direitinho, não há cabelo que não resista!
Então meninas dicas dadas, confesso que faço vários processos de química no meu cabelo, e vocês? Me contem nos comentários!!
Beijo GRANDE
Paloma Gomes
2 comentários
Muito bacana seu post, eu gostei!! ;)
ResponderExcluirSeguindo seu blog. Retribui? Basta clicar em: "Participar deste Site", na lateral do meu blog! =)
Beijos,
Te aguardo lá!!
http://fashionfinissima.blogspot.com.br/
Que bom que gostou, fico muito feliz! Volte sempre!!
ExcluirBeijos <3